CHINA SE IRRITA COM CRÍTICAS DE CHEFE DA OMS À SUA POLÍTICA DE “COVID ZERO”



Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O Ministério das Relações Exteriores da China pediu ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) que evite fazer comentários “irresponsáveis”, depois de Tedros Adhanom dizer que a política de “Covid zero” da China “não é sustentável”.

Em uma coletiva de imprensa em Pequim nesta quarta-feira (11), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, defendeu as medidas da China no combate à pandemia e disse que o país espera que o diretor-geral da OMS possa ver as políticas chinesas contra a Covid de forma objetiva.

Tedros disse na terça-feira (10) que a política de tolerância zero da China à Covid-19 não é sustentável, dado o que se sabe agora sobre o vírus, em raros comentários públicos da agência sobre às políticas de um governo contra a pandemia.

“Não achamos que seja sustentável, considerando o comportamento do vírus e o que agora prevemos para o futuro”, disse o diretor-geral em entrevista coletiva.

“Discutimos esta questão com especialistas chineses. E indicamos que a abordagem não será sustentável… Acho que uma mudança seria muito importante.”

Tedros destacou que o aumento do conhecimento sobre o vírus e melhores ferramentas para combatê-lo também sugerem que é hora de uma mudança de estratégia.

Os comentários vêm depois que os líderes da China repetiram sua determinação de combater o vírus com medidas duras e ameaçaram ações contra os críticos em casa, mesmo quando bloqueios rígidos e prolongados cobram um preço pesado para a segunda maior economia do mundo.

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

ATRASO DA VACINA ATUALIZADA DA COVID ATRAI CRÍTICAS DE FORA DA POLÍTICA AO GOVERNO LULA
GOVERNO CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2024 NO RN
FALHAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE AGRAVARAM EPIDEMIA DA DENGUE; VEJA PRINCIPAIS ERROS
TOMBA FARIAS EXTERNA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE PÚBLICA NO RN
NOVA TECNOLOGIA DA UFRN PROMETE MELHORAR TRATAMENTO PARA ESQUIZOFRENIA

Comentários (0)

Deixe seu comentário