CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU APROVA RESOLUÇÃO DOS EUA SOBRE CESSAR-FOGO EM GAZA



O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira 10 uma resolução dos Estados Unidos sobre cessar-fogo na Faixa de Gaza.

A Rússia se absteve da votação, enquanto os 14 membros restantes do órgão votaram a favor. Os EUA finalizaram o documento no domingo 9 após seis dias de negociações entre os integrantes.

Biden apresentou um plano de cessar-fogo de três fases em 31 de maio, o que ele descreveu como uma iniciativa israelense. Alguns membros do Conselho de Segurança questionaram se Israel havia aceitado o plano para encerrar os combates em Gaza.

A resolução acolhe a nova proposta de cessar-fogo, “que Israel aceitou, apela ao Hamas para que também a aceite e insta ambas as partes a implementarem integralmente seus termos sem demora e sem condições”.

Estamos esperando o Hamas concordar com o acordo de cessar-fogo que ele alega querer”, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, ao conselho antes da votação.

A cada dia que passa, o sofrimento desnecessário continua”, adicionou.

A resolução também detalha a proposta e esclarece que “se as negociações levarem mais de seis semanas para a fase um, o cessar-fogo continuará enquanto as negociações continuarem”.

O conselho da ONU exigiu em março um cessar-fogo imediato e a libertação incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas.

Por meses, negociadores dos EUA, Egito e Catar têm tentado mediar um cessar-fogo. O Hamas diz que quer um fim permanente para a guerra na Faixa de Gaza e a retirada israelense do território palestino, que abriga 2,3 milhões de pessoas.

Israel está atacando o Hamas, que governa Gaza, por um ataque de 7 de outubro. Mais de 1.200 pessoas foram mortas e mais de 250 foram feitas reféns pelo Hamas na data, de acordo com contagens israelenses. Acredita-se que mais de 100 reféns permaneçam detidos em Gaza.

Israel lançou ataque aéreo, terrestre e marítimo ao território palestino, matando mais de 36 mil pessoas, de acordo com autoridades de saúde de Gaza.

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

KATE MIDDLETON FAZ PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA APÓS DIAGNÓSTICO DE CÂNCER
E AGORA? INDONÉSIO DESCOBRE QUE NOIVA COM QUEM SE CASOU ERA HOMEM
[VÍDEO] ATIVISTAS DEFENSORES DOS ANIMAIS VANDALIZAM 1º QUADRO OFICIAL DO REI CHARLES III
MALAWI CONFIRMA MORTE DE VICE-PRESIDENTE APÓS DESAPARECIMENTO DE AVIÃO
AVIÃO QUE TRANSPORTAVA VICE-PRESIDENTE DO MALAWI DESAPARECE, DIZ GOVERNO

Comentários (0)

Deixe seu comentário