IDIARN ANTECIPA A ÚLTIMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA DO RN PARA ABRIL



O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte anunciou a antecipação da vacinação contra a Febre Aftosa para todos os bovinos e bubalinos do estado, começando hoje (16). Essa será a última campanha antes da liberação do Ministério de Agricultura e Pecuária, para que o RN seja considerado livre da Febre Aftosa sem vacinação. A meta é imunizar mais de 90% do rebanho até o dia 30 de abril.

A Febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por um vírus, que pode acometer criações inteiras e até seres humanos. O Rio Grande do Norte não registra casos da infecção há mais de 20 anos, sendo considerado um estado “livre da Febre Aftosa com vacinação”. Em reunião recente com o Ministério de Agricultura e Pecuária, ficou definido que a partir de 2025, a vacinação não será mais necessária no estado, desde que a campanha de 2024 cumpra a meta estabelecida de vacinar acima de 90% dos animais.

Esse é um momento de extrema importância para todos nós. Sonhamos com a liberação da vacinação da Aftosa há anos, e agora ela está mais perto do que nunca. Nossos esforços estão voltados para uma grande força-tarefa junto aos produtores, revendas e profissionais da agropecuária em todo o estado para iniciar a imunização dos rebanhos ainda esta semana, e bater a nossa meta até o final do mês”, conta o Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do IDIARN, Renato Dias.

O status de “Livre da Febre Aftosa sem Vacinação” eleva o Rio Grande do Norte a um lugar de valorização da produção de bovinos e bubalinos, abrindo caminhos para a exportação e crescimento econômico do estado, gerando mais emprego e renda para todos.

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

CRISTIANE DESTACA AÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU PELA SAÚDE DA MULHER
MÉDICA PEDIATRA MORRE COM SUSPEITA DE DENGUE 13 DIAS DEPOIS DO FILHO DE 5 ANOS
DENGUE: BRASIL ULTRAPASSA 5 MILHÕES DE CASOS E BATE NOVO RECORDE
MULHER RETIRA 40 NÓDULOS DO ROSTO APÓS HARMONIZAÇÃO FACIAL
PARNAMIRIM REALIZA DIA D DE MULTIVACINAÇÃO NESTA SEXTA (17)

Comentários (0)

Deixe seu comentário