INMET PREVÊ FRIO EM TODO O PAÍS A PARTIR DE DOMINGO



Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país, com “queda acentuada” na Região Sul. De acordo com o instituto, o frio começa no domingo (15), exatamente no sul do país. Em seguida, o frio se espalhará rapidamente até o norte do país.

Na segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia. O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

Geada

Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.

“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

GRANDES VOLUMES DE CHUVAS LEVA MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU A DECRETAR ESTADO DE CALAMIDADE
RN REGISTRA CHUVAS DE ATÉ 130MM EM 24 HORAS, APONTA EMPARN
RN REGISTRA CHUVAS EM TODAS REGIÕES NA CHEGADA DE 2023
INMET EMITE NOVO ALERTA DE CHUVAS DE ATÉ 100 MILÍMETROS PARA TODO O RN
INMET EMITE ALERTA AMARELO DE CHUVAS INTENSAS PARA NATAL E MAIS 102 CIDADES DO RN

Comentários (0)

Deixe seu comentário