MUTIRÃO DE MAMOGRAFIAS ATENDE MULHERES GRATUITAMENTE NA ZONA NORTE DE NATAL ATÉ SEXTA-FEIRA (31)


 

Mutirão de mamografia do Grupo Reviver acontece na Zona Norte até sexta-feira (31) — Foto: Divulgação

Exames de mamografia estão sendo realizados de forma gratuita na Zona Norte de Natal até a próxima sexta-feira (31). A Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, que promove o mutirão, está estacionada na Policlínica Norte, que fica na Avenida João Medeiros Filho, na lateral do supermercado Nordestão, para fazer os atendimentos. Ao todo, são 70 fichas por dia.

O projeto tem parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que recomenda que a partir dos 40 anos as mulheres realizem anualmente o exame. Se o câncer de mama for detectado de forma precoce, há maior possibilidade de cura no tratamento. “Além do exame, as unidades básicas de saúde orientam sobre o reconhecimento e percepção de alterações nas mamas”, explica Ana Paula Muniz, responsável técnica do Núcleo de Saúde da Mulher do Departamento da Atenção Básica (DAB/SMS).

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade fazem o exame de mamografia de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é preciso apresentar o documento de identificação, CPF e o comprovante de residência na SMS, sem a necessidade de pedido médico. Para as mulheres fora dessa faixa etária, é preciso apresentar uma requisição médica.

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.


Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

RN RECEBERÁ DOSES DA VACINA CONTRA DENGUE; VEJA MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS
PARNAMIRIM É DESTAQUE NACIONAL NO RANKING DE MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM MELHOR ACESSO AO PRÉ-NATAL
CASOS DE FEBRE OROPOUCHE CRESCEM NO PAÍS
SENADO APROVA SALAS NO SUS EXCLUSIVAS PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
BRASIL REGISTRA MAIS DE 800 MORTES POR DENGUE EM 2024

Comentários (0)

Deixe seu comentário