POLÍCIA CIVIL INAUGURA DELEGACIA PARA DENÚNCIAS DE DISCRIMINAÇÃO EM NATAL



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte passa a ter a Delegacia Especializada de Combate a Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (DECRID), que faz parte do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV). A nova delegacia é voltada ao combate à prática racista, à LGBTfobia, ao preconceito em razão da cor, raça, etnia, procedência nacional, e à intolerância contra qualquer religião, inclusive manifestações sagradas de matrizes afro-brasileiras e ameríndias.

A unidade está localizada na sede do DPGV, na rua Demócrito de Souza Paiva, nº 1580, no bairro Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. No interior e na Grande Natal, os casos continuam com as delegacias dos municípios. As denúncias também podem ser registradas também na Delegacia Virtual, através do site Polícia Civil do RN.

O crime de racismo é caracterizado por discriminação contra o coletivo, referindo-se à crença de que um determinado grupo de pessoas é superior a outro. Já a injúria racial está associada ao uso de palavras depreciativas contra uma pessoa específica. Em ambos os casos, o preconceito pode ocorrer em decorrência de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional e orientação sexual. A pena para crimes de injúria pode ir de 1 a 3 anos de reclusão, enquanto o racismo pode chegar a 5 anos de reclusão, informou a Polícia Civil.

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

BANDIDOS FURTAM CONTROLADOR DE SEMÁFORO EM NATAL
PF INVESTIGA DESMATAMENTO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM ESPÍRITO SANTO, INTERIOR DO RN
APÓS VÍDEO VIRALIZAR, POLÍCIA CIVIL NEGA QUE INVADIU CASA ERRADA EM GO
PITBULL MATA TUTOR EM 9 DIAS APÓS ESCRITORA SER ATACADA POR CÃES DA MESMA RAÇA
SUSPEITO DE CEGAR PESSOA COM TIRO NO INTERIOR DO RN É PRESO EM JOÃO PESSOA

Comentários (0)

Deixe seu comentário