RN APROVA LEIS PARA QUE PAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU AUTISMO TENHAM PRIORIDADE EM ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira 2 um projeto de lei que assegura o direito ao atendimento psicossocial prioritário aos responsáveis que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com deficiência.

Agora, a proposta segue para análise da governadora Fátima Bezerra (PT), que pode sancionar ou vetar a proposta.

Autor do projeto, o deputado estadual Adjuto Dias (MDB) comemorou a aprovação. “É uma vitória para os cuidadores e para toda a sociedade. Reconhecer o trabalho dessas pessoas e oferecer-lhes suporte emocional é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e solidária”, acrescentou.

Projeto semelhante foi aprovado na Câmara Municipal de Natal. A proposta estabelece que pais de pessoas com autismo tenham atendimento psicossocial prioritário na rede municipal.

O projeto aprovado é de autoria do vereador Dickson Júnior (PDT) e prevê prioridade no atendimento psicossocial para mães, pais e responsáveis, que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

São pessoas que vivem uma rotina exaustiva, precisando acompanhar os filhos no tratamento, consultas e que precisam de cuidado também. Por isso, a proposta é melhorar o atendimento e o acolhimento a esses familiares”, disse o autor.

Em 2 de abril, se comemora o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.

A data de 2 de abril para conscientização sobre o autismo foi estabelecida em 2007 para difundir informações à população sobre o TEA e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

GOOGLE DEMITE FUNCIONÁRIOS QUE PARTICIPARAM DE PROTESTO
DEPUTADA ENCONTRA CÂMERAS ESCONDIDAS EM QUARTO DE HOTEL EM BRASÍLIA
3R REALIZA TERCEIRO AUMENTO CONSECUTIVO E GASOLINA TEM ACRÉSCIMO DE R$0,05 NO RN
ALERTA AOS MOTORISTAS: NOVO IMPOSTO OBRIGATÓRIO PODERÁ RESULTAR EM MULTA E PERDA DE PONTOS DA CNH
BRASIL REGISTROU MÉDIA DE 495 OCORRÊNCIAS DE TRÁFICO DE DROGAS POR DIA EM 2023

Comentários (0)

Deixe seu comentário