SAÚDE DE PARNAMIRIM ALERTA HOMENS PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PÊNIS



Usuários masculinos da rede municipal de saúde de Parnamirim estão recebendo orientações sobre cuidados e a higienização correta dos órgãos sexuais. Trata-se da adesão a uma campanha nacional, iniciada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para prevenção e combate ao Câncer de Pênis. 

Segundo o Ministério da Saúde, no período de 2012 a novembro de  2022, foram registrados no país 21,766 mil casos de câncer de pênis. Houve 6,456 mil amputações do órgão genital masculino de 2013 a 2023, com média anual em torno de 600 amputações. De 2011 a 2021, a doença provocou mais de 4 mil mortes no Brasil.

Mas o Câncer de Pênis, que leva a amputações ou morte, pode ser facilmente prevenido e é o único tipo que pode ser evitado apenas com água e sabão, ou seja, com a higiene adequada. Por isso o foco está na conscientização e na informação.

A Secretaria de Saúde de Parnamirim também chama atenção para os sinais mais comuns do câncer de pênis que são feridas que não cicatrizam; secreção com forte odor; espessamento ou mudança de cor na pele da glande; lesões externas em que a coceira não passa; e, em fase avançada, podem aparecer nódulos na virilha.

A maioria dos cânceres de pênis ocorre a partir dos 50 anos de idade, mas isso não exclui casos mais raros, em homens de menos idade. O tabagismo é um dos fatores de risco. A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) é outra causa.

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

NOVA TECNOLOGIA DA UFRN PROMETE MELHORAR TRATAMENTO PARA ESQUIZOFRENIA
PARNAMIRIM AMPLIA PÚBLICO-ALVO DA VACINA CONTRA A DENGUE
MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA PÚBLICO-ALVO DA VACINA CONTRA A DENGUE
TESTE PARA HTLV PASSA A SER INDICADO PARA GESTANTES DURANTE PRÉ-NATAL
PARNAMIRIM ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Comentários (0)

Deixe seu comentário