STYVENSON RECUA SOBRE REDUÇÃO NO DUODÉCIMO E FALA EM REESTRUTURAÇÃO


Foto:Anna Ruth

O candidato ao governo do Estado, senador Styvenson Valentim (Podemos), resolveu moderar sua proposta de redução considerável do percentual de duodécimo nos repasses do Executivo ao Tribunal de Justiça (TJ-RN), Ministério Público Estadual (MPRN), Assembleia Legislativa (ALRN) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). Afirmou que não deixará de repassar os duodécimos que as constituições federal e estadual preveem para os poderes estaduais, contudo, se houver sobras de recursos, será devolvido aos cofres do Estado.

No Estado Democrático de Direito, um princípio básico é a separação dos poderes e o respeito às autonomias constitucionais do Ministério e da Defensoria Pública. O governador deve cumprir fielmente a Constituição Federal e a legislação financeira no que diz respeito ao orçamento público. Em nosso governo, não deixarão de ser repassados os duodécimos”, afirmou, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta sexta-feira 12.

Segundo Styvenson, os duodécimos têm por base um orçamento composto por meio da interação entre todos os Poderes e órgãos constitucionalmente autônomos. E cabe ao governador encaminhar os projetos de lei que tratam do orçamento público (plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual) à Assembleia Legislativa, para conversão destas em lei.

O orçamento deve ser feito com base na realidade econômico-financeira do Estado, sem prejuízo de negociações entre o governador do Estado, os presidentes da Assembleia e do TJ-RN, o procurador-geral de Justiça e o defensor público geral”, enfatizou.

O senador disse que, se eleito, assegurará que o saldo financeiro decorrente dos recursos entregues na forma de duodécimos seja restituído ao caixa único do Tesouro Estadual, ou terá seu valor deduzido das primeiras parcelas duodecimais do exercício seguinte.

Ele entende que essa tarefa devolverá à dignidade ao povo do Rio Grande do Norte, em especial devido à cobrança de altas cargas tributárias, não se concentra em apenas um dos poderes, mas em todos. “Todos precisam ter a percepção da necessidade da união em busca do desenvolvimento”. E alegou que os recursos obtidos com a implementação desta medida serão investidos prioritariamente na saúde, na educação, na segurança pública e na infraestrutura.

Do AgoraRN

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

INFLUENCER, CRIADORA DE CONTEÚDO +18, ANUNCIA FIM DA VENDA DOS SERVIÇOS: “AGORA VOU ENTRAR PARA A POLITICA”
EX-PRESIDENTE DA CÂMARA, DIOGO ALVES, SE FILIA AO PSD DE SÃO PAULO DO POTENGI
ALTO DO RODRIGUES - ALÉM DO PREFEITO, PSDB AMPLIA COM CHEGADA DOS VEREADORES
EM EXTREMOZ, JUSSARA SALES É DESAPROVADA POR 67,6% DOS ENTREVISTADOS, SEGUNDO QUALITTÁ PESQUISAS
NÍSIA FLORESTA - NETINHO EMILIANO CONFIRMA FILIAÇÃO AO PDT, PARTIDO DA BASE DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO ALEXANDRE DANTAS

Comentários (0)

Deixe seu comentário